quinta-feira, agosto 06, 2009

Qual o problema...

... com finais felizes?

Li outro dia (e isso me deixou pensativa) que os GRANDES escritores sempre escrevem finais trágicos. Vide Eça de Queirós e Machado de Assis.

Permitem-me um momento de "viagem"? (Bom, o blog é meu, então presumo que SIM!)
Hoje eu disse "Como você é pessimista!" e a resposta foi: "Não, sou realista!", numa situação em que o bom desenvolvimento só dependia de confiança e esperança. É pedir demais uma atitude do tipo "Eu sei que vai dar tudo certo, eu confio em você."?
Não acho que seja.
Acho que dá muito mais trabalho se manter numa situação amébica de "Nem adianta, já sei como isso acaba."
Eu acho, pessoalmente, na minha opinião, que se você não tem esperanças, pode deitar segurando duas velas e espera ^^. Uma hora você morre! ♥

Back to the grandious pessimismo literário.
Ok, a vida não dá sempre certo.
Ok, as pessoas nem sempre são boas.
Ok, nem sempre os finais são felizes.
But so what?

As pessoas se divertem com o meu "gosto duvidoso", do tipo "Doce Tentação", "Sabor de Sedução", "11 Minutos (SIM, EU GOSTO DO PAULO COELHO (esse livro!))" e "Céu de Tango", mas o fato é que eu sei o que acontece no final. É previsível! Mas é de me remexer na cadeira enquanto eu não ler que o mocinho e a mocinha Viveram felizes para sempre...
Penso, no começo dos meus 20's, que se não é feliz, não chegou no final. Parece frase feita e parece fácil de falar, mas é uma mais sincera opinião.

O que me prende, num livro, são os momentos LINDOS entre os personagens, quase como num conto de fadas em Nova York/Londres/Milão/Higienópolis, e depois o jeito como as coisas caminham lá pra ruína, naquele momento em que você pensa "Fudeu, ele vai ficar com outra vagabunda e ela vai dar pro primeiro babaca que chamá-la pra sair", e em seguida os dois se encontram, se olham, aquele olhar diz tudo (só que é sempre no final do livro, quando eu já tô quase entrando em depressão!!!) e o resto você já sabe... (Bom, a vida imita arte. Pena que muitos desistem antes de renascer das cinzas.)

O bello, em literatura não-clássica, é saber que apesar das maldades dos vilões, do pessimismo ao nosso redor (na vida de verdade), as tragédias da vida moderna e da nossa falta de paciência em olhar pro lado (e talvez fazer um história interessante), os finais são felizes.
Nos meus livros, as pessoas declaram seu amor, casam, têm filhos, ficam juntas, (várias opções...) mas o principal:

Tem aquela cena que você quase jura ter saído do último capítulo da novela das 8, em que os dois se encontram.... se olham... se beijam... dizem frases lindas... se beijam [denovo]... fade com música romântica surge na minha cabeça...

E fico aqui pensando... Querer um final feliz pra mim também é ser ingênua, inocente ou otimista? Porque ser "realista", Deus me livre!, e largar os meus livros, nunquinha também.

Vocês, querem o quê??

;)

Não jogue lixo no chão, promete?

5 comentários:

  1. Legal, gostei do texto...Pra complementar ele cabiam duas frases:

    "Galinha que é galinha, aprende a nadar pra dar pro pato"

    e

    " Fidelidade não combina com Homem, assim como baliza não combina com Mulher"

    ResponderExcluir
  2. Eu me prendo a crença do "Final Feliz" pq eu não estou vivendo meus dias mais felizes... e não vou perder minhas esperanças.. perdi meu emprego.. perdi um bom (existem teorias..) amigo.. mas não só por isso... não quero também acreditar que toda vez em que eu estiver feliz (e até que acontece bastante) que é o final, é o maximo, pq acreditar no "Final Feliz" eh um modo de vida estranho.. vc sempre acredita que vai ficar tudo melhor... quando esta mal.. e quando esta bem vc acredita que ainda vai ter algum outro dia em que vai ser melhor ainda..! não sei se já ri tanto quanto no dia em que comi aquelas malditas batatas! mas quem liga.. não quero escrever coisas aqui que tenham um sentido.. o texto principal é o que você escreveu... isso é só um comentario...
    é isso! A espera de dias melhores!


    Obs: O blog não é SEU, é TAMBÉM SEU*

    ;D Ok...

    ResponderExcluir
  3. Até um ganso reumático faz mais sentido que nós dois... (isso é, para os outros! Eu faço sentido pra mim mesmo, vc nao faz pra vc mesma?)

    Amo coisas non-senses pra mim... Me fazem pensar no quanto eu preciso correr atrás pra que as coisas simples façam sentido e quaaaanto falta pra que eu entenda as coisas de fato non-sense...

    Sei lá, apenas divagando...
    A vida é bela, isso é fato...
    E cada um esconde os segredos que bem quer esconder... (vamos sair de balada nessa semana?)

    ResponderExcluir
  4. Olá Dona Monique!!! Mais um esterótipo Romancista e você tentando sobrepor paradigmas...
    Mais força..Eu tenho certeza que Vc Chega lá!!!

    Beijos onde vc preferir!!

    ResponderExcluir
  5. Não quero chegar a lugar algum, Vi... Acho que se eu conseguir me perder no caminho, estou feliz.

    ResponderExcluir